Amamentação: mais instinto e menos regras

amamentacao um lado so

Achar que todos os bebês funcionam da mesma forma e querem impor milhares de regras na amamentação  não combinam: “Você tem que amamentar de 3 em 3h”, “O bebê tem que mamar 20 minutos em cada peito”, “você tá matando seu filho de fome, porque ele só chora, porque vc não dá uma mamadeira e pronto?” “Porque você não compra um bico de silicone para o bebê conseguir mamar?”…quantos palpites, quantas orientações erradas….
.
Se tem algo na amamentação que funciona é algo que se chama INSTINTO MATERNO.

Esquecemos que as mães tem algo poderoso dentro delas que é sentir o seu bebê e saber se algo vai bem ou não.

Como se a amamentação fosse algo que se limitasse a números e fórmulas mágicas: o bebê tem que mamar X ml para ficar satisfeito, a cada X horas, e por X tempo….

Só que, mamães, não funciona dessa forma!

Ao invés de ir procurar qual a fórmula mágica para produzir mais leite, ou qual aplicativo devo usar para cronometrar o tempo que o bebê fica no peito, pára tudo!!!…..E olhe para seu bebê.

Ele parece feliz e satisfeito depois que mama, com aquele sorriso entreaberto? Ou chora muito, e abre a boca procurando mais? Ou depois de 2 minutos sugando cai em sono profundo?

Se a mãe encontra dificuldades é certo que precisa procurar ajuda! E essa ajuda precisa vir logo! Pode ser um problema na pega e posição do bebê, a língua presa, ou mesmo uma palavra amiga dizendo que está tudo bem, continue fazendo esse lindo trabalho e esforço de abdicação.

O que quero dizer com isso tudo?

Que seja o que você estiver passando, não sofra sozinha, calada. Peça ajuda. Cerque-se de informações corretas e pessoas que possam ajudá-la, DE VERDADE.

A outra coisa é que cada bebê é único, as necessidades, temperamentos, contextos e famílias variam. É preciso avaliar cada situação individualmente.

“Não morra na praia!!!” Há tanto mais para nadar nessa jornada de amamentação…são dores e alegrias.

Ah! E olhe menos para o relógio, e mais para seu bebê.

Não esqueça de colocá-lo próximo de você, PELE A PELE, para que você possa sentí-lo, e ele possa sentir você. Dessa forma vocês saberão de forma bem mais fácil e instintiva, quando ele estará com fome! (Acredite, ele vai pedir!)

Leia mais dicas na pagina de AMAMENTAÇÃO.

Assista o Minicurso da Pega Perfeita ONLINE E GRATUITO,  somente essa semana!

Para mergulhar no Universo da Amamentação, inscreva-se no Curso Avançado em Amamentação aqui.

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) eInstagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Pediatra e Consultora Internacional de Amamentação

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn