Introdução alimentar: o papel do pediatra nas escolhas certas

 

Young woman with little baby at pediatrician office show x-ray

Recentemente uma querida amiga postou no seu blog sobre  grande questão e impasse que existe entre o pediatra e os pais. Pais que tem “medo” de contar ao pediatra o que dão aos seus filhos, de dizer que “ainda” amamentam seus filhos depois de um ano de idade (infelizmente alguns vêem isso como um “problema”), ou que fazem um método de introdução alimentar diferente como o baby led weaning.

Você pode acessar o post dela no link: BLW: o que o pediatra tem a ver com isso?

Depois de um desabafo tão grande, não podia deixar de escrever  sobre o assunto e também desabafar um pouco também!

Criação de filhos, introdução alimentar, educação, prevenção e orientação…posso dizer que o pediatra tem a ver com isso sim! Que o pediatra na verdade PRECISA participar, precisa aprender a OUVIR e a saber o que está acontecendo num contexto familiar.

Ao pediatra cabe orientar corretamente, se ATUALIZAR, pois a medicina está em constante mudança e principalmente não se posicionar como o dono da verdade, pois nós não o somos!

Respostas prontas, fórmulas prontas e argumentos como “porque sim” ou “porque eu sou médica e eu sei” estão longe de ser uma justificativa.

Quantas vezes me deparei no consultório com casos difíceis, desafiadores que não tem resposta imediata. Como é importante termos essa troca de experiências e opiniões entre médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas…

Quanto mais leio, quanto mais estudo, maior é a minha consciência de que preciso estudar mais, e que o conhecimento é ilimitado, e que não sou a dona da razão!

E o que esse post tem a ver com a saúde? E com a alimentação do meu filho? 

Até há alguns anos atrás a orientação da introdução alimentar era que a mãe iniciasse aos 4 meses, e com 3 meses de vida (imagina, 3 meses!) os pediatras já orientavam dar suco-de-laranja-lima-na-mamadeira. Parecia um mantra que se repetia em todos os consultórios…felizmente houve avanços e evidências na medicina, de forma que não é mais a orientação correta para crianças nessa idade. (para saber mais sobre os sucos veja no post).

Hoje mudou! Graças a Deus a ciência avança e hoje sabemos que o melhor alimento até os 6 meses de vida é o leite materno! E só! Sem água, chás ou sucos…

Da mesma forma, há algum tempo atrás o ovo era o grande vilão, e não podia introduzi-lo antes de 1 ano de idade. Introduzia-se a gema primeiro com 6 meses , e depois a clara com 1 ano de idade. Hoje a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde é que o ovo deve ser introduzido com 6 meses, clara e gema. Sabe-se que a introdução muito tardia de alimentos pode aumentar o risco de alergias alimentares no futuro (isso é assunto para outro post…).

Esses dois são apenas pequenos exemplos de como as orientações mudam com o tempo, e a medicina não é uma ciência exata, mas dinâmica, e o que é verdade hoje não necessariamente o será amanhã!

Buscar uma alimentação saudável nos tempos atuais é uma atitude de extrema importância. Se os primeiros mil dias da criança, que incluem os primeiros 9 meses da gestação, mais os primeiros dois anos de vida da criança podem definir uma vida inteira, um futuro, porque não é papel do pediatra ajudar nessa caminhada?

A epigenética também influencia na alimentação!

Aquilo que chamamos de epigenética, é tão importante quanto a nossa própria genética envolvida! A epigenética é  a influência do meio ambiente, seja a alimentação, o meio ambiente, o comportamento, a dinâmica familiar, relacionada diretamente ao risco de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e qualquer outra doença futura! Tudo isso tem um papel fundamental na vida de um indivíduo. Que dirá no início de sua vida!

Se cuidamos daquilo que os pais consideram o seu maior bem, imagina o tamanho da nossa responsabilidade nisso?

Por isso tudo, peço por um atendimento mais humano, por mais amor, mais compreensão, menos máscaras e mais verdade naquilo que fazemos. Peço que eu nunca caia na mesmice, nem no erro de achar que é tudo sempre igual, porque não é! Peço humildade para assumir meus erros, saber dizer não sei…peço vontade para correr atrás, para não desistir, mesmo diante do maior desafio.

Vamos empoderar essas mamães!

Sou a favor do empoderamento materno, pois isso faz a mulher crescer como mãe, dá confiança e as faz criarem melhor seus filhos, com segurança e independência, com amor e carinho, com apego! O empoderamento materno me permite também crescer como profissional, e como ser humano, e até como futura mamãe que pretendo ser, pois me faz buscar soluções ativas, entender melhor as pessoas, me colocar no lugar delas, e estudar e correr atras do conhecimento que preciso para ser uma melhor médica!

Por isso mamãe, empoderem-se! Sem medo! Questionem seus pediatras das condutas, perguntem porque, e não tenham medo de ouvir um “não sei, mas vou procurar saber isso e te falo na próxima consulta”.

Não somos os donos da verdade. A verdade está no conhecimento, e o conhecimento está aí.

Ah, e respondendo a pergunta: de quem é a escolha da introdução alimentar do meu filho? A minha resposta é: a escolha é principalmente dos pais e da família como um todo, respeitando a individualidade de cada um e a dinâmica familiar. Atrelados a isso, cabe ao pediatra dar a orientação atualizada e correta , além de analisar as opções e também ajudar os pais com as escolhar certas. Sempre. 😉 

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Você também pode gostar de:

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn