Manhê, hora do banho!!! – Dicas e cuidados para o banho do nenê

” Quem me ensinou a nadar…quem me ensinou a nadar….foi, foi marinheiro, foi o peixinho do mar…”

baby banho

Devo usar o balde ou a banheira? Que sabonete e xampu usar? Com que frequência devo dar os banhos e por quanto tempo?

A hora do banho é algo gostoso e marcante para os pais e os bebês, mas deve-se prestar atenção em alguns detalhes que são fundamentais para um banho sem stress!

# A escolha da banheira

Banheira,bacia ou balde, escolher o que o bebê e os pais acharem mais confortável e conveniente para os dois! Deve ser de uso exclusivo para o bebê. O balde tem a vantagem do bebê ficar em posição anatômica, mais adequado às costas e ao formato do corpo, principalmente para os recém nascidos. A banheira tem a vantagem de se adequar também às crianças maiores e dá maior espaço para o “brincar” da criança durante o banho. A bacia ou banheira é preferível até  a queda do coto umbilical, que não deve ser “mergulhado” (mas deve ser limpo, claro!) .

# Temperatura da água
A temperatura da água no banho do bebê deve ser semelhante a temperatura corpórea, ou seja, de 36 a 37ºC. A temperatura não deve ser muito quente para não queimar o bebê, e também para não levá-lo a desidratação*.

*Como isso ocorre?

Existem orientações que circulam nas mídias sobre usar temperaturas mais elevadas (38-40C), que levariam o bebê a relaxar, ficar mais tranquilo, aliviar as cólicas, relaxar a musculatura. Tudo isso de fato acontece, mas a temperatura mais elevada causa ressecamento da pele do bebê – o que predispõe a alergias –  a perda de água pelo suor, levando a uma possível desidratação e até risco de queimaduras graves! Por isso, tenha muito cuidado na temperatura da água. Uma alternativa interessante para as cólicas é a própria bolsinha de água quente, sempre envolvida num pano ou toalha, para não queimar a pele, e não muito quente!

# Frequência dos banhos
Em lugares muito quentes e úmidos o banho pode ser diário, mas no período de inverno e lugares frios, pode-se fazer dia sim, dia não, para evitar o ressecamento da pele do bebê. O ideal é uma frequência de 3 a 4 vezes por semana.

# Escolha do sabonete ou xampu
O xampu e sabonete devem ser com pH neutro, sem cheiro. A pele do bebê tem pH ácido que o protege contra doenças e não se deve alterá-la.  Passar somente uma pequena quantidade, o suficiente para lavar o corpo. Não esfregar com esponja, pois é desnecessário, além de provocar o ressecamento da pele. Usar o mínimo possível, nas partes que necessitam mais higiene, como a região genital.

# Como dar banho

Os banhos devem ser rápidos, de 5 minutos no máximo. Começar lavando a cabeça do bebê, molhando com água morna e uma pequena quantidade de sabonete ou xampu neutro somente no cabelo, com cuidado para não escorrer no rosto. O corpo pode ficar enrolado na toalha para não perder calor. Depois, mergulhar o bebê no balde, bacia ou banheira e passar a mão levemente no corpo, sem esfregar, com pouquíssimo sabonete. Nos primeiros dias, não usar sabonete se o coto umbilical ainda não caiu, não mergulhar o bebê para não molhar o coto. O banho deve ser rápido e somente com água.

Espero ter contribuído para um banho relaxante e gostoso! Aproveitem!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn